English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Páginas

Contando com o ovo...

quinta-feira, 18 de março de 2010

Pré-sal pra cá, Pré-sal pra lá... Essa polêmica acerca da exploração dos royalties desse "tesouro" lembra o tempo de criança, quando a gente contava com um puta presente de natal o ano inteiro e, no final das contas, ganhava aquele par de meias ou uma cuequinha de bichinho, sonhava com uma bicicleta e vinha um yo-yo... Pois bem, caro leitor, a coisa ainda nem saiu direito do no papel, as perfuratrizes ainda nem atingiram essa mítica camada de petróleo, a estrutura necessária para exploração e distribuição vaga, incerta, nos arquivos do Congresso e o que acontece? A massa, o gado orientado por nossos ilustres estadistas entra na onda de encher o saco do governo contra a divisão justa dos recursos. Que eu me lembre, todos os estados fazem parte da mesma federação e deveriam ter direito igual a qualquer recurso encontrado em solo brasileiro... Se essa moda pegar, os estados não vão mais recolher impostos ao governo federal, uma vez que o bolo é revertido para todas as demais unidades federativas.
Considerei uma verdadeira sacabagem esse protesto realizado ontem, no Rio de Janeiro... Tinha gente que nem sabia o por que de estar lá e a maioria só deve ter ido pela putaria mesmo. Um verdadeiro "showmício", com direito a grupos d epagode, escolas de samba e djs.
Olha só a letra do funk que tocou na hora: "pré-sal é nosso sim. É do nosso povão. Não adianta olho grande e ambição."

O que a proposta diz:

A emenda Ibsen prevê a divisão igualitária dos royalties provenientes da exploração do pré-sal entre Estados e municípios do país, ao invés de privilegiar as localidades produtoras de petróleo, como o Rio de Janeiro. O projeto de lei foi aprovado pela Câmara dos Deputados e ainda será analisado pelo Senado. Se for aprovado, deve tirar cerca de R$ 7,5 bilhões de receita do estado do Rio.

Entretanto, qualquer um perde a cabeça quando imagina R$ 7.000.000.000 a mais nos cofres, não é mesmo?

0 comentários:

Postar um comentário

 
O Cutucador Popular | by TNB ©2010