English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Páginas

Poderosa toma na lata!

terça-feira, 16 de março de 2010

Família Kirby x Marvel: novidades no processo

Os filhos de Jack Kirby (foto) partiram para a briga definitivamente e decidiram processar a Marvel Comics para conquistar, mesmo que parcialmente, os direitos autorais sobre personagens como Homem de Ferro, X-Men, Hulk e Homem-Aranha.

Esse é apenas o terceiro movimento de um ato que começou em setembro do ano passado, quando os herdeiros de Kirby fizeram sua primeira manifestação a respeito de recuperar o controle sobre personagens criados por seu pai e conseguir algum lucro com esses.

O processo mais recente declara o que os advogados de Kirby já disseram antes, que o regime de trabalho de Kirby não se caracterizava como o trabalho sob encomenda, principal alegação da Marvel para manter os direitos sobre os personagens. Além disso, coloca a questão da co-propriedade, tendo em vista que Kirby não criou vários desses conceitos sozinho. Segundo o processo, "a partir da data do fim dos direitos, defensores e acusação passarão a ter direitos sobre os trabalhos. Tanto defesa quanto acusação terão direitos não-exclusivos de explorar essas propriedades".

Isso significa, por exemplo, que os herdeiros de Kirby poderão desenvolver um filme do Homem-Aranha em outro estúdio que não a Sony e competir com a Marvel por bilheteria. Mas o pior seria o fim dos direitos autorais. Só isso já garantiria aos herdeiros dezenas de milhões de dólares, se não mais.

A grande surpresa desse processo ficou por conta de uma reivindicação a respeito de dois filmes: O Incrível Hulk e X-Men Origens: Wolverine. Os herdeiros dizem que a contribuição de Kirby para essas duas propriedades não foi trabalhada durante as campanhas publicitárias e promocionais de ambos e que o desenhista não foi propriamente identificado como co-autor desses trabalhos. Não existe uma quantia específica requisitada pela acusação aqui, mas essa alegação sozinha pode render mais milhões de dólares de prejuízo para a Marvel.

Agora, é certeza que a Marvel e a Disney não vão deixar barato e vão colocar toda a sua força legal nessa história para impedir que essas acusações tenham prosseguimento.

Jack Kirby foi um artista que praticamente redefiniu o conceito de histórias em quadrinhos em meados dos anos 1960, quando trabalhava para a editora Marvel Comics. Ao lado de outros gigantes do meio, como Stan Lee e Joe Simon, ou mesmo sozinho, criou alguns dos mais famosos personagens dos gibis, entre eles o Capitão América, Quarteto Fantástico, Hulk, Thor, Surfista Prateado, Novos Deuses e os X-Men.

A Marvel Comics é uma das principais editoras de quadrinhos nos EUA, com personagens como Homem-Aranha, X-Men, Quarteto Fantástico, Hulk, Capitão América, Homem de Ferro, Thor e Demolidor. A empresa foi fundada em 1939 como Timely Publications e era conhecida como Atlas Comics na década de 1950. O lançamento do Quarteto Fantástico por Stan Lee e Jack Kirby e outros personagens no início da década de 1960 foi um marco importante para o sucesso que continua até hoje.

Por : Leandro Damasceno do Hq Maniacs

0 comentários:

Postar um comentário

 
O Cutucador Popular | by TNB ©2010